Pedagógico

Ensino Infantil

As atividades desenvolvidas na Educação Infantil visam estimular o desenvolvimento cognitivo, a formação social e pessoal do aluno. Nesse processo, a interação da criança precisa da mediação das linguagens: oral e escrita, das artes e da matemática, para que aprenda a representar a realidade e a comunicar-se consigo, com o outro e com o mundo, construindo gradativamente sua identidade e autonomia.

Nossa metodologia está apoiada na visão sociointeracionista, que parte do pressuposto que o aluno constrói o conhecimento na sua interação com o meio e com o outro.

Os jogos e brincadeiras também fazem parte do processo educacional no intuito de desenvolver o raciocínio lógico, a comunicação, a socialização, o trabalho em equipe , saber respeitar regras e normas estabelecidas em sociedade, de forma contínua e prazerosa.

Objetivos gerais para a Educação Infantil:
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
• Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
• Utilizar as diferentes linguagens corporal, musical, plástica, oral e escrita ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
• Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.